, Beto Fantinel (MDB), disse ao CDN Entrevista, da Rádio Central Diário de Notícias, nesta quinta-feira (15), especulações referente à sondagem para ocupar a Secretaria da Assistência Social no governo Eduardo Leite (PSDB). O deputado foi o segundo mais votado entre os seis parlamentares da bancada do MDB.
Fantinel explica que o convite oficial não foi feito. Devido à proximidade com o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), a conversa aconteceu de forma informal:
–Na verdade nada de convite. O que houve e acabou vazando foi uma conversa. Naturalmente os deputados mais próximos da bancada do MDB que foram eleitos e ao Gabriel, tivemos durante todo o processo na construção da candidatura do vice. E surgem as especulações e o processo de diálogo.Quem define os secretários é o governador.
O deputado diz estar contente pela lembrança à pasta. Reforça a importância da área social para o Estado e diz acreditar que a política serve para melhorar a vida das pessoas. Caso não haja convite para a pasta, o destino do deputado será a Assembleia Legislativa. Fantinel explica que o diálogo, agora, é para que, no próximo ano, quem esteja à frente da presidência da Assembleia seja do MDB:
– Estamos discutindo os possíveis indicados. Os nomes até agora são os dos deputados Vilmar Zanchin (MDB), Juvir Costella (MDB) e meu. Acredito que todos são qualificados para o cargo.
A escolha para o presidente da Assembleia Legislativa é em 31 de janeiro. O deputado estadual ainda repercutiu o fato de Valdeci Oliveira (PT), político santa-mariense, ter assumido o governo estadual interinamente, de 11 a 13 de dezembro:
-É simbólico e significativo. Tivemos um encontro com as lideranças da região e fiquei muito feliz em ter sido convidado para a discussão. O Valdeci ter sido chamado para compor o governo de forma interina mostra também a harmonia entre os poderes.
Na próxima terça-feira (20), às 10h, começa a votação sobre projetos enviados pelo futuro governo ao Legislativo e que tratam do desmembramentos das secretarias e do o aumento salarial para diretores de secretarias. O deputado Fantinel também comentou sobre o leilão da Corsan e tem esperanças de que seja um bom valor captado e que em decorrência disto o Estado possa avançar com relação a questão do saneamento básico. Mas, logo depois da entrevista, a Justiça novamente suspendeu o leilão.